A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato de Lucas do Rio Verde oficializou sua adesão ao Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso. A iniciativa, promovida pelo Instituto Saberes, em parceria com a SECEL/MT e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, visa ampliar o acesso à leitura e modernizar os espaços culturais em todo o Estado.
Pelo Município, participam do programa os servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A supervisora geral da pasta, Samara de Souza destacou a importância da adesão: “Essa capacitação vai proporcionar mais qualificação à equipe e melhores condições de gestão da nossa biblioteca. É um passo fundamental para que possamos ampliar o acesso da comunidade à leitura e aos serviços culturais”.
Com previsão de execução entre outubro de 2025 e maio de 2026, o programa tem como objetivo qualificar profissionais, modernizar a gestão das bibliotecas públicas e comunitárias e incentivar a criação de políticas públicas para o setor. A iniciativa também atende ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei nº 11.820/2022).
As ações incluem cursos híbridos de capacitação divididos em dois módulos: Política Pública e Captação de Recursos e Organização, Modernização e Acessibilidade de Bibliotecas. Além disso, estão previstos eventos presenciais, imersões em bibliotecas, consultorias técnicas e apoio à elaboração dos Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).
Lucas do Rio Verde também manifestou interesse em ser polo de um dos encontros regionais previstos para 2026, ainda a confirmar.
Até agora, oito municípios já aderiram ao programa: Nova Xavantina, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Barra do Garças, Água Boa, Porto Alegre do Norte e Santa Rita do Trivelato.
Segundo os organizadores, a capacitação fortalece o papel das bibliotecas públicas como espaços estratégicos de democratização da leitura, informação e cultura, colocando os municípios em posição de maior protagonismo dentro da política cultural estadual.
Mín. 25° Máx. 40°