A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta quinta-feira (18) um mutirão de limpeza na região dos Vilas, que compreende o Residencial Sabrina, Vila Juliana, Vila Santana I e II, Vila Lobos I e II, Vila Mariana e Residencial Sebastião de Matos. A ação, que deve ser concluída nesta sexta-feira (19), busca recolher entulhos e materiais descartados de forma irregular nas praças, ruas e avenidas da região.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer, explicou que a iniciativa foi planejada para atender uma demanda da população e melhorar os ambientes públicos da região. “Estamos com a equipe no bairro Sebastião de Matos fazendo a limpeza de praças, logradouros públicos, avenidas e ruas. Onde tiver lixo a Prefeitura estará retirando para deixar o bairro mais bonito. A equipe recolhe desde folha, máquina de lavar roupa, televisão, geladeira, cama, sofá, lixos domésticos e industriais. Tudo está sendo coletado para melhorar o local”, detalhou.
Ainda segundo o secretário, o trabalho realizado pela Prefeitura depende da colaboração da população. “É um trabalho difícil no qual a Secretaria de Obras, com seus colaboradores, está deixando esse bairro mais bonito para a população. Jamais o lixo poderia ser jogado em uma avenida. Contamos com o apoio da população para manter as áreas limpas e bem cuidadas”, completou.
A dona de casa Alcione Honório da Silva acompanhou o trabalho da equipe e elogiou a realização do mutirão no bairro. “Obrigada, Prefeitura, por deixar nossa praça limpinha e organizada. Eu peço encarecidamente a todos os moradores que colaborem para manter sempre nosso bairro limpo. O correto é todo mundo limpar. Agora que está tudo limpinho, temos que manter. Se todo mundo colaborar, todo mundo vai ter sempre uma pracinha limpa e organizada. Que bom que a Prefeitura veio fazer esse mutirão para deixar nossa praça nos trinques”, afirmou.
O metalúrgico Itamar Ribeiro, também morador da região, destacou os transtornos provocados pelo descarte irregular de lixo em frente à sua residência. “O pessoal do bairro vem jogar lixo nessa avenida e isso é muito feio. A Prefeitura não tem obrigação de fazer esse serviço. Esse lixo que os moradores fazem, eles mesmos têm que descartar de forma adequada. Eu quero fazer um apelo para a população: não venha jogar lixo na frente da minha casa. Se a pessoa não quer a casa dela feia, eu também não quero a minha”, desabafou.
A costureira Maria Aparecida Teixeira Lucas também reforçou o pedido por mais consciência coletiva. “Esse descarte irregular de lixo é muito triste, porque chega a noite e fica aquele fedor dentro de casa. Eu até pensei em colocar minha casa à venda, porque não tem condições de morar em um local assim. As pessoas trazem o lixo e jogam aqui e isso é muito ruim. Eu peço, encarecidamente, vamos cuidar. Aqui é um lugar bonito, humilde, mas precisa ser preservado. Não joguem mais lixo na frente das casas, não. Essa avenida é bonita e nós temos que caprichar. Se a população se unir, vai ficar muito bonito aqui”, afirmou.
O mutirão de limpeza seguirá um cronograma nos próximos dias e atenderá diferentes bairros de acordo com as demandas apresentadas. A próxima etapa está prevista para o bairro Residencial Camping Club, já na próxima semana. A Secretaria informou que a programação será mantida em diálogo constante com a população.
Para solicitações ou denúncias sobre pontos críticos de descarte irregular, os moradores podem entrar em contato pelo canal oficial da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos no WhatsApp: (66) 9.9998-5131.
Mín. 24° Máx. 38°