Um mercado especial em que a moeda de troca se baseia em boas ações para a família. Esse é o conceito central do Mercado do Bem visitado ontem, 17 de setembro, pela gestora da pasta da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes e a equipe em Nova Mutum. Mara conferiu na prática o conceito que une o auxílio a famílias que temporariamente se encontram em situação de vulnerabilidade social à dignidade social.
“Vimos na prática como o Mercado do Bem atua. A moeda de troca dos produtos são basicamente as boas ações em virtude da família; itens como a frequência escolar das crianças, a participação das mães em cursos profissionalizantes equivalem a pontos que são trocados por produtos necessários à família. Um conceito maravilhoso”, diz.
Inaugurado em 30 de julho de 2025 o Mercado do Bem de Nova Mutum abrange uma área total de 1.500 m² e atende mensalmente 50 famílias. Cada uma tem direito a uma compra mensal e tudo é feito com horário agendado e atendimento exclusivo para garantir que a família possa fazer suas compras com qualidade. O espaço proporciona acesso a itens básicos, como alimentos, produtos de higiene, limpeza, roupas, móveis, dentre outros.
Conforme a Prefeitura de Nova Mutum, o Mercado do Bem surgiu como uma resposta eficaz às necessidades da população acompanhada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e CREAS. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e as equipes das unidades assistenciais selecionam quem será atendido pelo Mercado do Bem.
“Em alguns aspectos se parece com o nosso Abrigo Social, mas em um espaço projetado somente para isso, muito amplo, bonito e com um conceito inovador, abraçando essas famílias em um momento em que estão em fragilidade. O projeto de Nova Mutum é lindo e inspirador”, finaliza Mara.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Geciele Costa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).