A Câmara Municipal de Sorriso deu um passo importante na agenda ambiental da cidade. O Projeto de Lei nº 157/2025, que institui o "Setembro - Mês Cidade Limpa" no calendário oficial do município, tramitou em primeira votação na sessão desta segunda-feira (15). Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser votada e aprovada em segundo e terceiro turno.
De autoria dos vereadores Gringo do Barreiro (PL), Adir Cunico (Novo), Darci Gonçalves (MDB) e Profª Silvana Perin, o projeto tem como objetivo central engajar a população e as instituições em uma série de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, aproveitando o início do período chuvoso, ideal para o plantio de mudas.
Entre as principais ações previstas para o "Mês Cidade Limpa" estão realização de mutirões de limpeza em espaços públicos e margens de rios, campanhas de coleta seletiva e reciclagem, distribuição e plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, realização da "Semana do Descarte Consciente de Eletrônicos", concurso escolar "Cidade Limpa do Futuro" com atividades de desenho, redação e fotografia;
Um dos incentivos previstos no texto é a criação do "Selo Verde Municipal", uma certificação simbólica que será concedida a escolas, empresas, associações de bairro e cidadãos que se destacarem com ações exemplares durante o mês de setembro.