A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (12.9), no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), o 2º Encontro sobre Saúde Mental, em alusão ao “Setembro Amarelo”. Participaram do evento cerca de 70 servidores, da área policial e administrativa.
No evento foram realizadas palestras orientativas na temática da saúde mental e emocional. Dentre os palestrantes estiveram a psicóloga Djenane Soares. A profissional destacou a importância do autoconhecimento e da espiritualidade como meios de evitar as doenças psicossomáticas e emocionais.
“O autoconhecimento ajuda muito o indivíduo nesse processo preventivo. Além disso, a espiritualidade, em que se busca a conexão entre o humano e o divino. Independentemente da religiosidade. O ser humano precisa estar conectado a divindade espiritual. Esses dois mecanismos ajudam muito para evitar acúmulos sentimentais que podem levar a uma atitude impensada de acabar com a dor”, disse a psicóloga.
O encontro contou também a participação da palestrante Ana Rosa, do Centro de Valorização da Vida (CVV). Ela abordou sobre a dinâmica de trabalho da instituição filantrópica e que dispõe de atendimento gratuito 24 horas e assegurado o anonimato pelo Disque 188.
“Nós dispomos de apoio emocional, sem aconselhamentos, sem julgamentos, apenas com a escuta ativa”, explicou Ana, reforçando que entidade é um dispositivo para quebrar que o indivíduo tem para quebrar o silêncio, em que tem acessível um espaço de escuta.
O evento foi organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e Gerência de Saúde e Segurança (GSS) e apoio dos Sindicatos de Delegados (Sindepo), Investigadores (Sipol) e Escrivães (Sindepojuc) e contou com a presença de autoridades policiais da Acadepol e da Diretoria da Polícia Civil.