Educação Cuiabá - MT
Escolas de Cuiabá passam a ter câmeras de reconhecimento facial
A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (3) a instalação de câmeras de reconhecimento facial nas escolas e creches. Trata-se da execução ...
03/09/2025 15h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (3) a instalação de câmeras de reconhecimento facial nas escolas e creches. Trata-se da execução do programa “Aluno Presente”, que contemplará 172 unidades de ensino até o dia 15 de novembro, abrangendo a área urbana e a zona rural.

O projeto “Aluno Presente” vai integrar câmeras inteligentes posicionadas nas entradas e saídas das escolas, capazes de autenticar até 40 faces por segundo, fornecendo dados valiosos em tempo real.

Todo esse processo gera apenas metadados em qualquer tráfego e imagens, em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo segurança, transparência e dados confiáveis para toda a rede.

A Escola Municipal Ministro Marcos Freire (EMEB), localizada no bairro Jardim dos Ipês, foi a primeira unidade a receber os equipamentos. O prefeito Abilio Brunini compareceu ao local para ressaltar que o programa “Aluno Presente” integra o seu plano de governo, com o propósito de oferecer segurança às unidades escolares e às famílias.

“É o cumprimento de uma promessa feita à população. Essas câmeras de reconhecimento facial darão mais segurança às unidades de ensino. A frequência dos estudantes também será controlada, o que permitirá aos pais e responsáveis acompanhar a rotina dos filhos. Tenho a certeza de que o Aluno Presente será um programa exitoso”, declarou.

A primeira-dama Samantha Iris considera o “Aluno Presente” primordial para bons resultados na educação. “Isso traz tranquilidade às mães que deixam seus filhos nas escolas. Permite aos pais o acompanhamento da alimentação e da frequência escolar. Esse projeto vai otimizar até investimentos na educação pública, até porque a coleta de dados vai identificar a demanda e a necessidade de alimentos da merenda escolar”.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, destaca que o “Aluno Presente” vai permitir o melhor controle da frequência dos alunos e, por consequência, o diálogo com os pais para garantir a aprendizagem.

“Se forem registradas três faltas consecutivas, a direção escolar poderá acionar o Conselho Tutelar, a assistência escolar e a unidade de saúde da família. Esse diálogo e proximidade com a família são imprescindíveis para a boa aprendizagem”.

Saiba como funcionará o projeto Aluno Presente:

A autorização de saída permite definir quem buscará o aluno em dias específicos, oferecendo ainda mais segurança. No menu de configurações ficam reunidas todas as informações essenciais do aluno e do responsável, assegurando que tudo esteja sempre atualizado e protegido.

O Aluno Presente também oferecerá um ambiente exclusivo aos professores, permitindo acesso rápido às turmas em que lecionam e à lista completa de alunos. As capturas realizadas pelas câmeras inteligentes na entrada da escola registram automaticamente a presença dos estudantes. Caso algum esteja ausente em sala, o professor pode ajustar os dados de forma simples e segura, garantindo que as informações reflitam a realidade da turma.