Cidades Sorriso - MT
Dados desatualizados no Cartão SUS dificultam atendimento médico do Município
A Secretaria Municipal de Saúde está convocando a população de Sorriso a atualizar os dados doCartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido comoCartão ...
02/09/2025 09h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT

A Secretaria Municipal de Saúde está convocando a população de Sorriso a atualizar os dados doCartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido comoCartão SUS. A medida é especialmente direcionada às pessoas que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos, já que o documento é utilizado para identificar os usuários e permitir o contato em casos de consultas, exames e cirurgias.

Segundo a pasta, a atualização é fundamental para garantir a comunicação entre pacientes e equipes de saúde. O procedimento pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A coordenadora da Regulação, Jéssica Toniazzo, alerta que muitos pacientes deixam de ser atendidos por falta de dados atualizados, principalmente no número de telefone:

“Muitos pacientes não são localizados em função da troca, em especial, do número de telefone, o que dificulta o contato das nossas equipes. Dados desatualizados prejudicam o andamento das filas.”

Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, milhares de doses de vacinas aplicadas em Sorriso foram contabilizadas em outros municípios devido a registros incorretos nosistema CADWEB, base nacional que administra o Cartão SUS.

O problema é recorrente e gera prejuízos tanto para o paciente quanto para o Município, que deixa de ter computados atendimentos realmente realizados.

Série histórica de doses aplicadas em Sorriso (registradas para outros municípios):

O gráfico elaborado pelo SIPNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações mostra que em maio ocorreu o maior desvio de registros, com quase 1,5 mil doses contabilizadas fora de Sorriso.

Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária, reforça que a falta de atualização compromete diretamente o sistema, que perde a eficiência e gera desperdício de recursos públicos.

“É fundamental que a população mantenha suas informações sempre atualizadas no Cartão Nacional de Saúde. Dessa forma, conseguimos contabilizar e vincular corretamente o acesso aos serviços de saúde do Município”, destaca Cátia Luciano.


Texto: Janaína Oliveira

Fotos: Arte Victor Rodrigues

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).